15 de fevereiro de 2010

Espírito carnavalesco

Definitivamente não nasci para o carnaval. Antes ficava preocupada achando que o problema era só comigo, ficava louca quando via quase todos a minha volta anciosos para essa data festiva chegar, enquanto eu, doida para que acabasse logo. Hoje fico mais tranquila com relação a isso, pois achei alguns amigos que também pensam mais ou menos como eu.

Esse ano quando decidi passar as férias no Rio tentei vir bem empolgada, mas não deu certo, continuo achando essa coisa de seguir blocos e multidões muito chato e desgastante. Algumas de minhas amigas são completamente integradas na programação carnavalesca e todos os dias vão a mais ou menos 3 blocos, sendo que a maioria começa sua concentração entre 7 hs e 9 hs da manhã, perai! Não há condições, será que elas esquecem em que cidade moram? O Rio tem feito um calor infernal, onde o stermometros marcam 40º e a "tal" sensação térmica é de 52º.

Como eu, uma pessoa que transpira até sem fazer esforço, pode prefirir ir a bloco carnavalesco ao invês de ir à praia? Como posso achar bom ir a bloco onde grande parte das pessoas estão bebadas? Como ir a bloco onde a maioria só está preocupada em perder a linha, se agarrar e beijar o maior número de boca que conseguir? Como ir a bloco onde um monte de gente suada fica se esbarrando e grudando? Mas o pior são os repertórios repetivivos com marchinhas do tempo da minha bisa, queria entender o que acontece, será que não existem mais compositores criativos ou são os blocos que não aceitam renovação?

É! Podem me chamar de enjoada, crítica, chata ou mal humorada, posso até estar generalizando, mas para mim não dá, não tenho saco, e olha que trabalhei com samba muito tempo e já passei carnaval em vários lugares diferentes, não falo só do Rio.

Acho engraçado quando ouço as pessoas falarem: " Nesse carnaval vou chutar o balde!" ou " Vou pegar um monte de mulher (ou homens), beijar várias bocas", na minha opinião essas pessoas são incompetentes, por que não chutar o balde o ano todo? será que essa pessoa não pega ninguém durante o ano todo? por que só no carnaval? Só pode ser falta de assunto, vai ler um pouco mais para que a criatividade aumente.

O que tem no carnaval que as pessoas se liberam tanto? Deve ser a coisa da fantasia, isso deve mexer com as pessoas, mas mesmo assim continuo achando uma grande desculpa para quem não tem coragem de assumir o que realmente é.

Outra coisa muito importante é o cheiro de xixi que fica nas ruas, poxa mesmo com vários banheiros químicos e campanhas para que os mais deseducados não usem as vias públicas para se aliviar, a cidade vira um grande miquitório, um fedor insupotável.

Sei não, acho tudo isso muito cansativo e não tenho espírito carnavalesco. E vou continuar tentando entender esse universo, quem sabe até o ano que vem eu tenho uma resposta?

Bom "Carnaval" !

Vida sem glúten

O número de pessoas que está descobrindo que não pode mais comer nada que contenha glúten é muito alto. Sabemos o quanto é difícil dei...