11 de outubro de 2010

Quem disse que surdo não fala? Sei!


Período muito movimentado este, onde estou muito envolvida com a universidade e projetos acadêmicos. Quase não tenho mais tempo livre, mas estou adorando tudo isso.
Eu e Nesh, fomos convidados pela professora Cacau Wanderley, para fazer parte do desenvolvimento de um projeto de dois alunos  do 4ª série de gastronomia, Cristiane e Rodrigo, que irão apresentar no próximo congresso científico da Unp (Universidade Potiguar), ainda este ano, sobre Focaccia, um tipo de pão italiano, delicioso. Nosso papel é de dar assistência durante as aulas no laboratório.
Tem sido um trabalho muito legal e será minha primeira colaboração em um projeto.
Tem horas que acho que não vou dar conta de fazer tudo que me proponho, mas depois quando vejo o resultado fico muito feliz.
Mas voltando aos alunos da focaccia, a princípio existia uma dificuldade que poderia ser muito complicada, já que os dois alunos são surdos e quase mudos, e apesar de termos um interprete o tempo todo durante as aulas, a comunicação poderia ser difícil, mas muito pelo contrario a comunicação é ótima e os dois são muito engraçados. A Cristiane não para de falar, uma verdadeira matraca, ela escuta melhor e usa um aparelho para ajudar a audição. Rodrigo já é mais tímido, mas também consegue através de alguns sons se expressar bem.
Nossos encontros são muito divertidos, além de estarmos tendo aulas particulares de panificação também estamos aprendendo como funciona o universo de pessoas que nascem com algum tipo de deficiência. Pessoas sensíveis e fortes ao mesmo tempo, corajosas e felizes. Tudo isso me mostra o quanto somos privilegiados por possuir todos os sentidos perfeitos.
Tenho agradecido muito por tudo que tem acontecido em minha vida. A cada dia me identifico mais com a gastronomia e assim tenho aumentado minha certeza de que quero viver da gastronomia e quanto sou feliz nela.
Thanks God!

Renata Barros

Focaccia
Ingredientes:
Farinha de trigo – 1 kg
Sal – 20 g
Leite – 530 ml
Fermento biológico fresco – 30 g
Azeite de oliva virgem – 150 ml
·         Cobertura
Flor de sal – à gosto
Alecrim fresco – à gosto
Azeite de oliva – à gosto
OBS: a cobertura pode ser o que vc quiser, tomates, queijos, etc.

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e amasse por 10 minutos até obter uma massa lisa.
Deixe descansar até dobrar de tamanho. Então abra a massa em uma assadeira retangular. Deixe crescer até que dobre novamente o tamanho.
Enfarinhe um dedo e enfie na massa fazendo buracos irregulares.
Pincele a focaccia com azeite e polvilhe flor de sal e alecrim e leve para assar.

Merendeiras

Esse semestre pela segunda vez, eu e dois amigos da universidade,  Nesh e Warison, fomos convidados pelas Professoras Jussele Lourenço e Cacau Wanderley, para participar de oficinas de aproveitamento integral dos alimentos para senhoras merendeiras da rede pública de ensino da cidade de Parnamirim, a 30 km de Natal. Um evento muito legal que apesar da ralação o resultado é muito gratificante.
É muito legal chegar em uma escola pública onde sabemos que na maioria das vezes os recursos são bem restritos, e ver que ainda existe gente comprometida e com vontade de fazer algo para tentar melhorar as condições. Muito bom ver que diretoras e merendeiras estão unindo para tentar melhorar a qualidade da saúde das crianças e assim também conseguem atingir aos pais também.
Na primeira vez que fomos convidados, não sabíamos direito como seria ou o que iríamos fazer, achávamos que seriamos apenas assistentes da professora e chef Cacau Wanderley, mas quando chegamos lá, tivemos uma surpresa, as duas professoras apenas falariam dobre valores nutricionais, informações sobre importância do aproveitamento integral, ou seja, cuidaram da dinâmica da oficina e nós três teríamos que fazer as preparações e ainda teríamos que apresentar para todas aquelas 60 senhoras.
Nossssaaaaaaaaa! Entramos em pânico, começou a dar um nervoso, afinal de contas era uma responsabilidade muito grande, mas respiramos fundo e enfrentamos o desafio. A principio é nervosismo, mas depois que começa a falar, acho que o botão do automático é acionado e acabamos falando sem parar.
Aliás neste curso tenho descoberto que sou capaz de falar em público com desenvoltura e sem tanta vergonha, coisa que antes não acontecia, ficava tão nervosa que até passava mal.
Na segunda oficina, não foi muito diferente, sendo que desta vez as duas professoras não estavam presentes e a oficina foi toda ministrada por nós alunos de gastronomia e nutrição, muito maneiro! Todos muito compenetrados e engajados em prol de uma mesma causa, que por sinal muito justa, a melhoria da saúde e qualidade de vida de adultos e crianças.
Tenho aprendido muito neste período e só tenho a agradecer aos professores e professoras por acreditarem e confiarem em mim, muito obrigada.

Renata Barros


Os pratos apresentados nas oficinas foram:

I.             Quiche de casca de abóbora
Rendimento: 08 porções
Tempo de preparo: 1h 30 min
Valor calórico da porção: 245,36 kcal
Ingredientes:
·                    Massa
Farinha de trigo – 1 ½  xícara de chá
Gema – 1 unidade
Sal – à gosto
Margarina – 3 colheres de sopa
Água – 3 colheres de sopa
·                    Recheio
Cebola picada – ½ xícara de chá
Alho picado – 1 dente
Óleo – 2 colheres de sopa (preferência de girassol ou milho)
Casca de abóbora – 2 xícaras de chá
Água – ½ xícara de chá
Sal – à gosto
·                    Creme de queijo
Ovo – 2 unidades
Leite – ½ xícara de chá
Queijo parmesão – 2 colheres
Modo de preparo:
Para a massa, misture todos os ingredientes, deixando por último a água. Amasse bem até obter uma massa homogênea. Abra a massa sobre o fundo da assadeira com a ajuda de um rolo e filme plástico, deixando sobrar a borda. Fure a massa com um grafo, para que não formem bolhas ao assar. Asse em forno pré-aquecido até dourar. Retire do forno e reserve.
Para o recheio, refogue em uma panela, a cebola e o alho no óleo. Acrescente a casca da abóbora ralada, junte a água e cozinhe. Verifique o sal e deixe esfriar. Coloque o recheio na massa.
Para o creme, bata no liquidificador o ovo, o leite e o queijo parmesão. Despeje sobre o recheio da casca de abóbora e leve apara ssar em forno pré-aquecido até o creme de queijo dourar.


II.            Ensopado de carne com parte branca da melancia
 Rendimento 06 porções
Tempo de preparo: 1h
Valor calórico por porção: 169,79 kcal
Ingredientes:
Acém picado – 350 g
Cebola picada – 2 colheres de sopa
Óleo – 2 colheres de sopa
Tomate picado – 1 xícara de chá
Pimentão picado – 1 xícara de chá
Parte branca (interna) da melancia picada – 6 xícaras de chá
Talos diversos picados (alho poro, salsão) – 1 xícara de chá
Cenoura picada – 1 xícara de chá
Caldo de carne – 2 tabetles
Água – 6 xícara de chá
Folha de louro – à gosto
Colorau – à gosto
Molho de pimenta – à gosto (moderadamente)
Sal – à gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola no óleo até dourar. Acrescente a carne picada e frite mais um pouco, mexendo sempre. Junte os outros ingredientes e cozinhe os legumes ficarem macios.

III.           Bolo de abóbora com coco
Rendimento 16 porções
Tempo de preparo: 1 h
Valor calórico da porção: 223,41 kcal
Ovo – 4 unidades
Margarina – 4 xícaras de chá
Açúcar – 2 xícaras de chá
Farinha de trigo – 1 xícara de chá
Amido de milho – 1 xícara de chá
Coco ralado seco – 1 xícara de chá
Fermento em pó – 1 colher de sopa
Modo de preparo:
Cozinhe a polpa da abóbora no vapor até ficarem bem macias.
Bata as claras em neve e reserve.  Bata as gemas separadamente com margarina, acrescente aos poucos os outros ingredientes, deixando o fermento por último. Por fim, adicione as claras em neve, mexa delicadamente e leve ao forno para assar em assadeira untada e enfarinhada.


IV.          Suco de melancia com capim santo e limão
Dependendo do tamanho da melancia é possível fazer mais de um litro de suco. Pegue toda polpa da melancia, coloque num liquidificador, junte as folhas do capim santo e o suco de limão (quanto baste), bata tudo e coe. Coloque numa jarra e leve a geladeira até a hora de servir. Sirva bem gelado.

Vida sem glúten

O número de pessoas que está descobrindo que não pode mais comer nada que contenha glúten é muito alto. Sabemos o quanto é difícil dei...