25 de março de 2011

Mudança de nome

Sei que como brasileira deveria ter um blog com um nome em português, mas ainda não havia conseguido pensar em nada, já que é preciso originalidade, criatividade e muitos outros "dades" da vida, que não vinham a minha mente. Então havia colocado como Les Choses Samples (traduzindo " As coisas simples"), sendo que isso foi um tanto complicado porque dificultava aos visitantes a escrita certa do nome na hora de procurar o blog para visita.  
Ai a solução acabou de chegar, depois de lembrar do restaurante que trabalhei no verão. 
Trabalhei num restaurante na praia da Pipa (RN), por 15 dias, durante o mês de janeiro. O restaurante pertencia a um francês e ao lembrar da forma como ele tratava os funcionários comecei a sentir nojo dos gringos que chegam em nosso país para montar negócios, na maioria são muito arrogantes, prepotentes, se acham deuses e que temos que nos curvar diante de suas presenças. Esse que foi meu patrão, era grosseiro, gritava e tratava todo mundo como bicho, inclusive o chef de cozinha que também era francês, mas com os brasileiros o negócio era mais sinistro. Apesar dele dar um tratamento diferenciado a mim e minha amiga que trabalhava comigo na cozinha, o resto todo era mal tratado. Ele achava que todos nós o roubávamos, ficava sempre desconfiado achando que não falamos a verdade quando dizíamos que o restaurante não havia tido movimento.
Isso tudo me deixava muito indignada por mais que não fosse diretamente comigo, acho uma falta de respeito destratar qualquer pessoa que seja. As coisas foram me incomodando tanto que na primeira oportunidade pedi demissão.
Estou contando isso para alertar aos profissionais de cozinha para que não se deixem destratar, até porque sabemos que muitos chefs  brasileiros também tem esse tipo de atitude. Pensem sempre que eles precisam tanto de vcs quanto vcs deles, é uma troca. Saibam de seus direitos, corram atrás deles não permitam que ninguém pise em vcs. Os gringos quando chegam aqui são bem tratados e porque fazem o contrario conosco? Somos mera mão-de-obra barata? Não! Somos profissionais competentes e vivemos num país incrível, com uma culinária que não deixa a desejar para nenhum outro país do mundo. Nossa variedade de alimentos é superior a muitos outros países, temos produtos raros que só são encontrados aqui. Batam no peito e se orgulhem de serem brasileiros.
Aí meu Deus! desviei o assunto do nome do blog, kkk, desculpem. Acho que não tem que ser em outra língua não, não temos que dar moral a outros idiomas, e por isso que a partir de hoje, meu blog passa a se chamar " Simples Alquimia".
Até mais ver.

Vida sem glúten

O número de pessoas que está descobrindo que não pode mais comer nada que contenha glúten é muito alto. Sabemos o quanto é difícil dei...