2 de julho de 2010

Pagando a dívida




A mais ou menos duas postagens atrás, eu falei sobre um macarrão de gergelim com molho de tomate que fizemos na universidade para um concurso, sendo que eu não havia colocado as receitas, então para pagar essa dívida aqui estão as duas receitas, Macarrão de Gegerlim e Molho de Tomate com farinha de maracujá. E me desculpem pela demora.
** Macarrão com farinha de gergelim

Farinha de trigo - 570 g
Farinha de gergelim - 175 g
Água - 210 ml
Sal - 14 g
Ovos - 467 g

Modo de preparo:

1) Juntar ¾ da farinha de trigo, farinha de gergelim (toda) e o sal, misturar bem. Dispor em uma bancada plana, seca e limpa. Fazer um buraco no meio da farinha, adicionar as gemas levemente batidas com um garfo.
2) Misturar cuidadosamente, incorporando todos os ingredientes. Continuar sovando por alguns minutos, adicionando a farinha de trigo restante até dar o ponto, se necessário adicionar água.
3) Abrir a massa na máquina ou rolo de esticar por várias vezes até ficar bem homogênea. Cortar da maneira que desejar e deixar descansar por no mínimo 30 minutos.
4) Numa panela grande coloque água para ferver junto com caldo de legumes ( de preferência o caldo feito em casa), quando estiver em estado de ebulição coloque o macarrão e cozinhe por no máximo 5 minutos, até ficar aldente. Adicione o molho de sua preferência e sirva bem quente.


** Molho de Tomate com Vinho e Farinha de Maracujá

Alho - 17 g
Vinho tinto - 150 ml
Tomates (sem pele e sem sementes) - 2400 g
Cenoura - 129 g
Azeite - 350 ml
Cebola - 93 g
Manjericão fresco - 63 g
Alho poro - 75 g
Salsinha - 20 g
Louro - 1,0 g
Cravo da índia - 2,0 g
Ervilha fresca - 300 g
Hortelã - 10 g
Castanha de caju moída - 100 g
Queijo parmesão fresco - 380 g
Farinha de maracujá - 30 g
Sal - 4,0 g
Pimenta calabresa - 4,0 g
Água - 750 ml
Açúcar - 20 g

Modo de preparo:

1) Em uma panela faça um caldo de legumes, então coloque a cenoura, cebola, louro, cravo, alho (1 unidade) e o bouquet garni (alho poro, salsinha, louro todos amarrados), cubra com água e deixe ferver até reduzir a metade, depois de pronto reserve.
2) Pegue os tomates retire as peles e sementes de todos eles, depois corte em cubinhos e reserve.
3) Em um liquidificador processe parte dos tomates, os alhos, as folhas de manjericão, folhas de hortelã e azeite (6 colheres). Depois de batido levar ao fogo para apurar, deixar cozinhar bem, acerte a acidez com açúcar. Adicione um pouco de caldo de legumes (que estava reservado), vinho tinto deixe exalar todo o cheiro de álcool, adicione a farinha de maracujá, mexa bem até que engrosse um pouco, apenas o suficiente para apurar, acerte o sal e a pimenta, acrescente as ervilhas. E pronto, sirva bem quente.

Fim de mais um período

Esta chegando o fim de mais um período da Universidade e para finalizar teremos que preparar um jantar para 200 convidados, esse evento é a tão famosa Aula Jantar, lá no meu curso, daqui para frente cada período é encerrado com uma aula dessa.
Vejo este evento como um grande desafio, é a hora de colocarmos em prática o viemos aprendendo desde o início do curso e até o final muita coisa melhora e os cardápios vão ficando cada vez mais requintados.
O tema do cardápio da minha turma é a tão falada e saudável, comida mediterrânea, onde a entrada será um ratatouille de berinjela servido em uma cestinha feita com pão sírio (fingerfood); o prato principal será uma receita de coelho a moda turca com muitas ervas, adaptada para uma carne mais conhecida daqui do nordeste, o cordeiro; para acompanhar o cordeiro, bolamos um purê de cenoura com curry e canela, algo leve e agridoce, nada melhor para acompanhar uma carne diferente como esta; e para fechar com chave de ouro a sobremesa será uma terrine de chocolate com damascos.
Todas as receitas escolhidas para a Aula Jantar, são submetidas a uma pesquisa de Analise Sensorial para serem aprovados: aparência, cor, odor, sabor e textura. Nosso purê passou no teste com 84% de aceitação e nós ficamos muito contentes com esse resultado.
Hoje vou passar para vcs a receita do purê de cenoura com curry e canela. Uma receita deliciosa, saudável e muito fácil de fazer, excelente acompanhamento em várias situações, com carnes seja ela vermelha ou branca, ou até mesmo peixes. Uma receita leve, saborosa e com um aroma incrível.

Ingredientes:

Alho – 60 g

Azeite – 16 ml

Canela em pau – 2,0 g

Cenoura (em rodelas) – 312 g

Curry – 2,0 g

Creme de leite (fresco)- 60 ml

Leite – 200 ml

Sal – 2,0 g

Modo de preparo:

1) Higienizar as cenouras por 10 minutos.
2) Descascar as cenouras, cortar em rodelas e reservar.
3) Em uma panela grande,colocar o azeite em fogo baixo até que esquente, adicionar o curry e a canela, e deixe fritar, por cerca de 2 a 3 minutos, até começar a exalar odor.

4) Em seguida acrescente as cenouras já cortadas e mexa para que não grude no fundo da panela, refogue bem, então acrescente parte do leite (150 ml) e parte do creme de leite (40ml), reserve parte de ambos pois irá precisar quando o liquido começar a reduzir, e deixe cozinhar até as cenouras ficarem bem macias, se perceber que o liquido esta reduzindo muito rápido, vá acrescentando o restante do leite e creme de leite aos poucos conforme for reduzindo, sempre deixando líquido suficiente para que as cenouras fiquem praticamente submersas.
5) Após cozinhar bem as cenouras, retire a canela em pau e transfira as cenouras e o caldo para o liquidificador, bata, e se necessário, adicione mais leite.
6) Retorne a mistura à panela, acerte o sal e sirva quente.

Tenha um bom apetite!

Vida sem glúten

O número de pessoas que está descobrindo que não pode mais comer nada que contenha glúten é muito alto. Sabemos o quanto é difícil dei...