2 de julho de 2010

Pagando a dívida




A mais ou menos duas postagens atrás, eu falei sobre um macarrão de gergelim com molho de tomate que fizemos na universidade para um concurso, sendo que eu não havia colocado as receitas, então para pagar essa dívida aqui estão as duas receitas, Macarrão de Gegerlim e Molho de Tomate com farinha de maracujá. E me desculpem pela demora.
** Macarrão com farinha de gergelim

Farinha de trigo - 570 g
Farinha de gergelim - 175 g
Água - 210 ml
Sal - 14 g
Ovos - 467 g

Modo de preparo:

1) Juntar ¾ da farinha de trigo, farinha de gergelim (toda) e o sal, misturar bem. Dispor em uma bancada plana, seca e limpa. Fazer um buraco no meio da farinha, adicionar as gemas levemente batidas com um garfo.
2) Misturar cuidadosamente, incorporando todos os ingredientes. Continuar sovando por alguns minutos, adicionando a farinha de trigo restante até dar o ponto, se necessário adicionar água.
3) Abrir a massa na máquina ou rolo de esticar por várias vezes até ficar bem homogênea. Cortar da maneira que desejar e deixar descansar por no mínimo 30 minutos.
4) Numa panela grande coloque água para ferver junto com caldo de legumes ( de preferência o caldo feito em casa), quando estiver em estado de ebulição coloque o macarrão e cozinhe por no máximo 5 minutos, até ficar aldente. Adicione o molho de sua preferência e sirva bem quente.


** Molho de Tomate com Vinho e Farinha de Maracujá

Alho - 17 g
Vinho tinto - 150 ml
Tomates (sem pele e sem sementes) - 2400 g
Cenoura - 129 g
Azeite - 350 ml
Cebola - 93 g
Manjericão fresco - 63 g
Alho poro - 75 g
Salsinha - 20 g
Louro - 1,0 g
Cravo da índia - 2,0 g
Ervilha fresca - 300 g
Hortelã - 10 g
Castanha de caju moída - 100 g
Queijo parmesão fresco - 380 g
Farinha de maracujá - 30 g
Sal - 4,0 g
Pimenta calabresa - 4,0 g
Água - 750 ml
Açúcar - 20 g

Modo de preparo:

1) Em uma panela faça um caldo de legumes, então coloque a cenoura, cebola, louro, cravo, alho (1 unidade) e o bouquet garni (alho poro, salsinha, louro todos amarrados), cubra com água e deixe ferver até reduzir a metade, depois de pronto reserve.
2) Pegue os tomates retire as peles e sementes de todos eles, depois corte em cubinhos e reserve.
3) Em um liquidificador processe parte dos tomates, os alhos, as folhas de manjericão, folhas de hortelã e azeite (6 colheres). Depois de batido levar ao fogo para apurar, deixar cozinhar bem, acerte a acidez com açúcar. Adicione um pouco de caldo de legumes (que estava reservado), vinho tinto deixe exalar todo o cheiro de álcool, adicione a farinha de maracujá, mexa bem até que engrosse um pouco, apenas o suficiente para apurar, acerte o sal e a pimenta, acrescente as ervilhas. E pronto, sirva bem quente.

Nenhum comentário:

Vida sem glúten

O número de pessoas que está descobrindo que não pode mais comer nada que contenha glúten é muito alto. Sabemos o quanto é difícil dei...