20 de abril de 2010

Nhoque de Manga

A partir de agora vou postar todas as experiências legais que acontecerem na universidade, sejam elas no laboratório ou em casa, mas todas serão trabalhos de universidade.


O último sábado foi mais um dia de experiências aqui em casa. Nossa professora de Técnicas Dietéticas pediu um trabalho sobre Frutas e Hortaliças, e dividiu a turma em grupos, cada um ficou com uma fruta ou hortaliça.

Meu grupo ficou com a deliciosa MANGA. Nossa missão era fazer um trabalho sobre a história, valor nutricional, sabor, aroma, além de desenvolver uma receita salgada direcionada para o público infantil, mas tinha que ser uma receita saudável. Nem tão fácil! A princípio dei a idéia de fazermos uma massa de macarrão com manga, assim como tem macarrão de espinafre, sendo que não temos uma maquininha de cortar macarrão e na mão seria necessário ter bastante domínio sobre o assunto, coisa que ainda não temos, todos cozinhamos muito bem o macarrão que vende no mercado, mas isso também é só uma questão de tempo, foi então que Illana teve a brilhante idéia de um nhoque, assim seria mais viável para testarmos em casa.

Beleza! Receita definida, então mãos a obra.
Estávamos todos muito ansiosos e curiosos para ver no que daria aquilo tudo.
Nós usamos o processo da massa de coxinha, pois para um nhoque é necessário amido, e a manga não tem muito, mas aquecendo o suco da manga com a farinha conseguiríamos alcançar o ponto desejado. Depois tivemos que sovar a massa ainda quente, essa foi a parte mais difícil, já que a massa estava muito quente, mas guerreiramente conseguimos fazer. Quando acabamos de sovar, ficamos de bobeira com a cor da massa, um amarelo muito forte, linda e lisinha. Cortamos os pedacinhos, levamos ao fogo em água fervente.

A felicidade dos 5 integrantes (Illana, Nesh, Eu, Nando e Belle, tinha o Warison, também, mas precisou viajar e não viu o resultado) era tamanha, mistura de satisfação com fome. Massa pronta! Agora só faltava definir qual seria o molho, então resolvemos fazer 2, um de queijo e outro de espinafre, este com o pretexto de chamar a atenção da criança para comer um macarrão da seleção brasileira, já que a massa era amarela e o molho completamente verde, essa seria a forma de fazer uma criança que tem dificuldade de comer coisas verdes, provar e saborear uma comida que além de nutritiva também era divertida, decorada com bandeirinha e tudo mais.

É experiência realizada com muito êxito, todos felizes e satisfeitos com o sabor final, uma massa levemente agridoce, colorida e nutritiva. Missão cumprida. São esses desafios que nos deixam cada vez mais felizes de apostar numa profissão tão prazerosa.

Que venham outro desafios, pois iremos nos dedicar com muito afinco.

Abaixo a receita do Nhoque Canarinho, o molho fica a critério de cada um:
Ingredientes:
- Manga Tommy (não completamente madura) - 3 unidades grandes
- Leite - 2 ½ Xícara de chá
- Água filtrada (ou mineral) - ½ Xícara de chá
- Manteiga - 4 Colheres de sopa

- Paprika doce - 1 ½ colheres de chá

- Sal -  2 colheres de chá

- Ovos - 2 unidades

Farinha de trigo -  7 ¼ Xícara de chá

- Farinha de trigo (p/ Sovar) - 1 ¼ Xícara de chá

- Queijo ralado - 5 Colheres de sopa

Modo de preparo:

1) No liquidificador, bata a polpa da manga, leite e água. Coe o líquido.

2) Em uma panela grande e fogo baixo, misture o suco da manga com manteiga e sal, ferva até derreter a manteiga por completo. Adicionar as gemas delicadamente, sempre mexendo bem, cozinhe por 3 minutos. Acrescentar a farinha de uma única vez, mexer com força até desgrudar da panela.

3) Transfira a massa para uma superfície plana e polvilhada com farinha. Sove a massa ainda quente até que fique morna.

4) Divida a massa em pedaços e faça rolos de aproximadamente 1 cm de diâmetro, corte em pedaços pequenos de 2 cm de comprimento, repita o processo com toda a massa e reserve.

5) Numa panela coloque água para ferver, adicione os pedaços da massa aos poucos e retire com uma escumadeira, assim que subirem até a superfície, deixe escorrendo. Cubra com o molho de sua preferência. Sirva quente.

Vida sem glúten

O número de pessoas que está descobrindo que não pode mais comer nada que contenha glúten é muito alto. Sabemos o quanto é difícil dei...