17 de abril de 2010

Um dos meus favoritos

Cheguei da universidade na noite passada, devia ser umas 23:40 h, mas como estou envolvida com o evento no Rio, resolvi ficar acordada para adiantar algumas coisas da produção.
Sempre que fico até tarde acordada, ligo a TV apenas para passar o tempo, só que esta noite tive a agradável surpresa, uma das emissoras começou a transmitir um dos meus filmes gastronômicos prediletos, “Simplesmente Martha” (Bella Martha ou Mostly Martha – direção Sandra Nettelbeck), adoroooo!
Um filme alemão de 2001, que conta a história de uma grande chef, egocêntrica e obsecada pela profissão, chamada Martha (Martina Gedeck), que não faz mais nada de sua vida a não ser comandar a cozinha de um badalado restaurante alemão. Uma mulher que não expressa muito bem seus sentimentos e que de repente perde a irmã e se vê obrigada a cuidar de sua sobrinha, Lina (Maximine Foerste), uma garota pré-adolescente e ao mesmo tempo que tem sua cozinha invadida por Mário (Sergio Castellitto), um chef italiano, afetuoso, descontraído e encantado por ela.

No início os dois tem muitos conflitos, mas no final se apaixonam e acabam juntos. A princípio um romance como outro qualquer, mas para quem gosta de gastronomia, ele é rico em detalhes e mostra bem como é a rotina de um restaurante badalado, o convívio dos funcionários,o processo de criação, a pressão, as desavenças e todo o universo de uma cozinha em pleno funcionamento.

Recentemente “Simplesmente Martha” ganhou uma versão mais moderna e americanizada, apesar de ser uma versão Australiana, estralado por Catherine Zeta-jones, Aaron Eckhart e Abigail Breslin (a famosa “Pequena miss Sunshine”), chamdo “Sem Reservas”.
Uma versão leve e divertida, mas que na verdade a bela Catherine acaba roubando algumas cenas devido a sua beleza estonteante.

Gosto dos dois, mas “Simplesmente Martha” ganha por mostrar a cozinha como primeiro plano, acho que isso acontece por ser um filme Europeu, e eles como bons entendedores culinários, sabem que em torno da comida tem muita magia e que ela é um grande elo para relacionamentos.

Viva La tradizione!

Vida sem glúten

O número de pessoas que está descobrindo que não pode mais comer nada que contenha glúten é muito alto. Sabemos o quanto é difícil dei...