14 de maio de 2010

Torta Integral de Banana

Outro dia acordei com muita vontade de comer uma torta integral de banana, então fui para internet e comecei a pesquisar uma receita para fazer. Após achada a receita, fui ao supermercado para comprar os ingredientes: banana bem madura, farinha de trigo integral, aveia, açúcar mascavo, ameixa preta, óleo de milho, ovo e leite.

Com tudo devidamente comprado corri para casa anciosa para começar a minha produção.

Já em casa, comecei meu ritual, ventilador, lap top para ter música e tirar as dúvidas na internet, ou seja tudo que eu não poderia ter numa cozinha profissional, a não ser a ventilação, mas enfim, na nossa casa tudo acaba podendo principalmente no fim de semana.

O processo de confecção da massa é bem parecido com o da massa podre de empada, mas claro que com bem menos gordura.

Fiz tudo direitinho e coloquei no forno, e foi nesse momento que vacilei, acho que errei no tempo, não queimei, mas ela passou do ponto. O sabor ficou bom, mas acho que poderia ficar melhor, mais suculenta e crocante, deve ficar menos tempo assando, a banana tem que ser muito madura, para que ela solte seu açúcar para ajudar na liga da massa e no doce.

Bom, vou continuar tentando, adoro essa torta e quero muito aprender a fazer. Estou postando a receita abaixo caso alguém queira testar, mas não esqueça de me mandar o resultado.

Adios!




Torta Integral de Banana
 
* Ingredientes-
 
- 2 xícaras chá de aveia em flocos finos

- 2 xícaras chá de farinha integral

- 1 xícara chá de açúcar mascavo

- ¾ xícara chá de óleo de milho

- 800 gramas de banana nanica madura

- 80 gramas de ameixa preta

- Canela em pó


* Para cobrir-

- 2 ovos

- ½ xícara chá de leite

- 2 colheres sopa de açúcar mascavo

* Preparo

Misture os ingredientes secos e acrescente óleo aos poucos, fazendo uma farofa com as mãos. Numa forma refratária, coloque metade da massa, apertando levemente com as mãos. Cubra com fatias longitudinais (de comprido) finas de banana, uma ao lado da outra, polvilhando canela e ameixa picada. Coloque o restante da massa e mais uma camada de banana. Despeje por cima uma mistura do leite, ovos , e então asse em forno médio por 20 minutos e depois baixe o fogo até dourar.

Vida sem glúten

O número de pessoas que está descobrindo que não pode mais comer nada que contenha glúten é muito alto. Sabemos o quanto é difícil dei...