15 de agosto de 2010

Buenos Aires, mucho más que querido!

Engraçado, depois que entrei na faculdade de gastronomia comecei a ver as coisas com outros olhos. Viagens por exemplo, penso logo no que o lugar tem para comer. Tudo se transforma em gastronomia. Tive essa comprovação agora no fim das férias.

Fim de julho, fui a Buenos Aires com minha mãe para passar 7 dias. Já sai daqui pensando no que iria comer lá. Dito e feito quando cheguei queria muito comer as famosas e deliciosas empanadas, que vc pode encontrar em cada esquina da cidade. E beber vinhos e cervejas de diferentes marcas. Ou seja, literalmente uma orgia gastronômica.

Ficamos no bairro de Palermo, aliás um lugar muito charmosos, com uma vida noturna muito interessante. Bares, restaurantes, café e pizzarias a cada esquina, literalmente. Tudo de muito bom gosto e com coisas muito bem feitas.

Uma cidade linda, cercada de parques e praças, muito arborizada. Linda, linda e linda! Quero muito voltar com mais tempo e conhecer os lugares que os portenhos freqüentam, fui a muitos lugares de turista e gostei, imagina os lugares que os locais freqüentem? Devem ser muito mais legais. Vou voltar, não sei quando, mas vou. Cultura brotando a cada esquina, ai meu Deus! Como eu estava precisando disso, muito obrigada Deus e mãe.

Comi em alguns restaurantes bem legais:

• El Establo (Calle Paraguay 489, centro próximo a Plaza San Martin) – bifé de chorizo (frito) com bacon, papas espanholas e huevos. Uma delícia, um tanto gorduroso, mas muito gostoso. Acompanhado de vinho Postales Del fin Del mundo, Malbec 2009, Patagonia (Neuquén, San Patrício Del Chañar);

• Montana Ranch (Plaza da Recoleta, ao lado do cemitério) – Bifé de chorizo assado com papas recheadas de queijo, salada de rúcula com tomate, a entrada era um pão delicioso com três molhinhos (berinjela picante, um de alho e outro parecido com chumichirri, mas não era, era apenas gostoso), sobremesa predileta Flan, sempre flan.

• Bio Restaurante Orgânico (Calle Humboldt 2199, Palermo) – pão integral com pasta de abóbora e gengibre, brusquetta integral com cogumelos e parmesão, prato principal – salada verde, polenta com espinafre e cobertura de cogumelos shimeji e shitake (Grigollas grilladas). Cerveja artesanal Antares Kolsh, incrivelmente deliciosa.

• Kentucky (Calle Thames com Santa fé , Palermo – Plaza Itália, ao lado da saída do metrô) – empanadas deliciosas, pizzas e chop. Essa foia empanada mais gostosa que comemos.

Quantas coisas gostosas existem naquele lugar: Media lunas, alfajor, churros, empanadas, etc. Enlouquecedorrrrrrrrrrrrrr.

Por falar em delícia, as cervejas são muito gostosas, Shneider, Warshneider, Quilmes, Stella Artrois, agora em especial Patagônia e a artesanal Antares Kolsh, que sensação muy buena. Não sou muito de vinho, já tentei e me forcei um pouco, mas não rola. Pode me chamar do que quiser, mas prefiro a boa e velha cerveja gelada, ou chop.

Para nós que fazemos gastronomia é um lugar muito legal de se aprender coisas culinária, muitas escolas boas e com cursos muito em conta, já que a moeda argentina não anda na sua melhor fase.

Foi muito bom passar por Buenos Aires novamente, já que a primeira vez foi 1984, com 11 anos, pouco me lembrava. Sendo que agora jamais irei esquecer.

Uma cidade que exala cultura nas suas esquinas, tango, tango eletrônico, reggae, jazz, ragga, ou seja música típica dos pampas, é um lugar onde a música está em toda parte. Quem estiver em Buenos Aires deve tentar assistir a peça Fuerza Bruta, no centro cultural da Recoleta, muito massa. Uma peça que interage com o público.

É isso, minhas férias acabaram e a saudade de Buenos Aires é grande, queria ter ficado mais tempo, quem sabe um dia.

Buenos Aires, mucho más que querido!

Vida sem glúten

O número de pessoas que está descobrindo que não pode mais comer nada que contenha glúten é muito alto. Sabemos o quanto é difícil dei...