11 de outubro de 2010

Quem disse que surdo não fala? Sei!


Período muito movimentado este, onde estou muito envolvida com a universidade e projetos acadêmicos. Quase não tenho mais tempo livre, mas estou adorando tudo isso.
Eu e Nesh, fomos convidados pela professora Cacau Wanderley, para fazer parte do desenvolvimento de um projeto de dois alunos  do 4ª série de gastronomia, Cristiane e Rodrigo, que irão apresentar no próximo congresso científico da Unp (Universidade Potiguar), ainda este ano, sobre Focaccia, um tipo de pão italiano, delicioso. Nosso papel é de dar assistência durante as aulas no laboratório.
Tem sido um trabalho muito legal e será minha primeira colaboração em um projeto.
Tem horas que acho que não vou dar conta de fazer tudo que me proponho, mas depois quando vejo o resultado fico muito feliz.
Mas voltando aos alunos da focaccia, a princípio existia uma dificuldade que poderia ser muito complicada, já que os dois alunos são surdos e quase mudos, e apesar de termos um interprete o tempo todo durante as aulas, a comunicação poderia ser difícil, mas muito pelo contrario a comunicação é ótima e os dois são muito engraçados. A Cristiane não para de falar, uma verdadeira matraca, ela escuta melhor e usa um aparelho para ajudar a audição. Rodrigo já é mais tímido, mas também consegue através de alguns sons se expressar bem.
Nossos encontros são muito divertidos, além de estarmos tendo aulas particulares de panificação também estamos aprendendo como funciona o universo de pessoas que nascem com algum tipo de deficiência. Pessoas sensíveis e fortes ao mesmo tempo, corajosas e felizes. Tudo isso me mostra o quanto somos privilegiados por possuir todos os sentidos perfeitos.
Tenho agradecido muito por tudo que tem acontecido em minha vida. A cada dia me identifico mais com a gastronomia e assim tenho aumentado minha certeza de que quero viver da gastronomia e quanto sou feliz nela.
Thanks God!

Renata Barros

Focaccia
Ingredientes:
Farinha de trigo – 1 kg
Sal – 20 g
Leite – 530 ml
Fermento biológico fresco – 30 g
Azeite de oliva virgem – 150 ml
·         Cobertura
Flor de sal – à gosto
Alecrim fresco – à gosto
Azeite de oliva – à gosto
OBS: a cobertura pode ser o que vc quiser, tomates, queijos, etc.

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e amasse por 10 minutos até obter uma massa lisa.
Deixe descansar até dobrar de tamanho. Então abra a massa em uma assadeira retangular. Deixe crescer até que dobre novamente o tamanho.
Enfarinhe um dedo e enfie na massa fazendo buracos irregulares.
Pincele a focaccia com azeite e polvilhe flor de sal e alecrim e leve para assar.

Nenhum comentário:

Vida sem glúten

O número de pessoas que está descobrindo que não pode mais comer nada que contenha glúten é muito alto. Sabemos o quanto é difícil dei...