3 de fevereiro de 2010

Desafios amigáveis

Amigos são engraçados, eles nos testam o tempo todo. Testam nosso caráter no início da amizade, testam nossa lealdade, testam o quanto sentimos falta deles, o quanto os amamos, enfim testam tudo, mas mesmo assim continuam sendo nossos amigos.

Depois que comecei a estudar gastronomia, sinto que os testes aumentaram, como tenho muitos amigos, agora sou testada o tempo todo na cozinha, todos querem saber se realmente sei cozinhar e se minha comida é boa, não que isso me incomode, mas tem momentos que fico tensa.

Estou de férias no Rio e desde do dia que cheguei já foram solicitados vários almoços, se dependesse dos meus amigos eu não sairia mais da cozinha, só que consigo driblar um daqui e escapo de outro ali, senão não faço mais nada, mas claro que vou tentar fazer o máximo que puder. As vezes me pergunto se eles estão com saudades de mim mesmo.

Esta semana tive um teste bem tenso, estou hospedada na casa de uma grande amiga e o marido dela é louco por bacalhau, mais especificamente bacalhau a Zé do Pipo, daí ela que estava com o congelador cheio de lombos de bacalhau pediu para que eu fizesse o prato para o esposo. Como eu poderia negar? De jeito nenhum, e mesmo sem nunca ter feito resolvi encarar o desafio.

Primeiro procurar a receita ideal, sendo que para isso li umas 15 diferentes, daí fui vendo o que elas tinham em comum até chegar naquela que seria a escolhida. Antes bastava apenas uma ligação para minha mãe ou minha avó (esta já não tenho mais como recorrer), mas agora depois de entrar na faculdade tenho que aprender a escolher sozinha e continuei me dedicando. No dia que decidimos fazer o prato, fui no mercado comprar todos os ingredientes necessários com todo cuidado. Acho que a parte das compras serve como um ritual de concentração.

Quando entrei na cozinha liguei o som para diminuir a tensão e assim me entregar completamente aquele momento. E comecei o processo.

Conforme as etapas iam passando eu sentia que o momento mais difícil estava pra chegar, quando eles iriam comer, mas tudo bem, afinal tudo estava indo bem e eu havia avisado que nunca tinha feito aquele prato antes e que eles seriam minhas cobaias.

Minutos depois quando o prato saiu do forno e o coloquei na mesa onde todos aguardavam, comecei a suar frio, é engraçado, mesmo vc sabendo que fez tudo conforme manda o figurino existe um medo e uma insegurança de que alguma coisa não esta correta.

Tenho um problema, quando faço um prato sou a última a provar, só consigo comer depois que todos provam, porque assim vejo suas reações. E com o Bacalhau a Zé do Pipo não foi diferente. Não me preocupava muito com minha amiga, mas sim com seu marido, afinal ele era o responsável por toda minha tensão. E fiquei olhando pra ele fixamente enquanto ele levava o garfo até a boca, mas para meu desespero ele só deu o veredito depois da terceira garfada, e ufaaaaaaaaaa! Que alívio, tudo certo, ele aprovou e gostou tanto que repetiu 3 vezes.

São esses momentos que me fazem gostar de cozinhar cada vez mais, me dá prazer saber que as pessoas gostam do que faço, acho que é a maior recompensa.

Amigos obrigada por confiarem em mim.

Bon appétit!


 



3 comentários:

Dirce Mary disse...

PQP! Fiquei com água na boca Renata. Amo bacalhau tb...ai, ai, ai. Vou pedir a mamy pra fazer pra mim...hehehe
Bjs guerreira!

Warisσŋ Santσs disse...

É realmente tenho que concordar, a tensão é gigantesca, mas ela se transforma em alívio assim que o prato é saboreado, te dando..ahh Mais uma vez, o grande prazer que é cozinhar, parabéns pelo blog, ta lindo bem patricinha, assim como você.

"Missy, vous cuisinez divinement, la tension est normal ... L'anxiété, de voir que son travail a été de nouveau frappé, mademoiselle".

Grude.

Rafaela Baia disse...

Ainda estou esperando você na minha cozinha (rs) Ela esta com saudade de você.
bjo

Vida sem glúten

O número de pessoas que está descobrindo que não pode mais comer nada que contenha glúten é muito alto. Sabemos o quanto é difícil dei...