9 de março de 2010

Mixagem gastronômica

Cresci ao som de música, tanto por parte da minha mãe quanto dos meus avós. Quando criança brincava com meus vizinhos de compor letras de músicas, mas, graças à Deus, isso não foi adiante, as composições eram muito ruins. E já adulta fui trabalhar justamente com música, ou seja, esse vício sonoro me acompanha desde sempre. Daí, agora, fazendo gastronomia, comecei a me dar conta de quanta gente já cantou ou compôs sobre comida. Vc já parou pra pensar que o tema "comida" está em toda parte e que na música ele é muito forte?

Da infância, lembro-me do musical infantil "Plunct Plact Zum", no qual o Jô Soares rodeado de balas, bolos e pirulitos gigantes, cantava "doce, doce, viver num planeta doce...". Era difícil não ficar com vontade de estar ali com ele na maior farra do açúcar. Depois, lembro-me da minha avó ouvindo o "lindinho", pois era assim que ela chamava o Chico Buarque de Holanda, cantando "Feijoada Completa", onde além de abusar da boa vontade da amada, levando um monte de cachaceiros para comer de última hora, ele ainda dá uma de mestre cuca dizendo como ela deveria fazer o prato. Cara de pau!

As mulheres que tem paranóia de engordar deviam ficar p... da vida quando escutavam a magérrima Marisa Monte, cantar que só queria chocolate e que não adiantava levar um guaraná porque ela só queria o tal chocolate. Tudo bem que o sentido não é bem esse, mas não sou eu quem vai dar o certo. Já os rebeldes Titãs, defendiam a tese de que não precisavam só de comida, mas também de diversão e arte. Aliás, sobre esses temas irei falar em algum momento.

E para fechar com chave de ouro a orgia gastronômica, não poderia faltar o ritmo mais brasileiro de todos: o samba. Sempre que há uma roda de samba entre amigos também há uma boa e animada comilança, onde os pratos preferidos são: Churrasco, feijoada, bobó de camarão, cozido e por ai vai. Só comida "light". E nesse caso, ninguém melhor que Zeca Pagodinho para cantar essa constatação, "Camarão que dorme a onde leva" ou "Bagaço da laranja".

Vamos observar o que virá pela frente, espero que os compositores continuem muito criativos.

É isso ai, não tem jeito, no final tudo acaba tendo alguma ligação gastronômica. Valeu, até a próxima.
Aqui estão algumas das que lembrei, se vc lembrar de mais alguma me manda:
- A preta do acarajé - com Gal Costa
- Feijoada completa - Chico Buarque de Holanda
- Vatapá - Dorival Caymmi
- Torresmo à milanesa - Adoniram Barbosa
- Feijão maravilha - com as Frenéticas
- Café com pão - Nana Caymmi
- Pirão de peixe com pimenta - Sá e Guarabyra
- Doce de coco - com Jane Duboc
- Brasil pandeiro - Assis Valente
- O rancho da goiabada - João Bosco
- Linha de passe - João Bosco
- Viagem maravilhosa - Antônio Nobrega
- Farinha - Djavan
- Song of the shrimp - Elvis Presley
- Chocolate - Tim Maia (gravado por Marisa Monte)
- All you can eat - Fat Boys
- Chocolate buttermilk - Kool & tha Gang
- Banana juice - The Mar-keys
- Vegetables - The Beach Boys
- Egg Man - The Beastie Boys
- Ice cream - Wu-Tang Clan
- Heinz baked beans - The Who

2 comentários:

Anônimo disse...

adoro

katharina Gurgel disse...

Minha amiga, parabéns pelos seus textos! Muito legal e curioso! Ei, tem uma de Dudu Nobre que se chama "Goiabada Cascão". Beijooooossss!

Vida sem glúten

O número de pessoas que está descobrindo que não pode mais comer nada que contenha glúten é muito alto. Sabemos o quanto é difícil dei...